quinta-feira, 26 de maio de 2011

Exercer a liderança é uma capacidade que todos podem desenvolver

Uma das práticas desenvolvidas no último encontro do Ecoliderança 5 foi a importância de liderar com compromisso e cuidado de si e dos outros. Se envolver em causas que promovam o bem comum para o sucesso de seus projetos. Ós princípios e valores de uma liderança comprometida com a paz e a vida.Posted by Picasa.
A partilha de saberes e sabores também esteve presente durante todo o dia

LIDERAR É AGREGAR E CONHECER DIVERSAS FORÇAS SOCIAIS

 Boa liderança é exercida em parceria. No dia 21 de maio, nas dependências do Instituto Estadual de Educação IEEEM, em Estrela, contamos com a participação de diversos  parceiros que relataram sua atuação em prol do meio ambiente: Da Secretaria do Meio Ambiente de Estrela esteve presente a Secretária Angela Schossler que presentou os jovens  participantes do ecoliderança com um kit contendo livro de práticas ambientais e folhetos  informativos da atuação da secretaria; da EMATER municipal, Engº Agrícola Mauro Tubino, relatou sobre o programa de trabalho da entidade junto aos agricultores de Estrela; Dra. Mônica Maranghelli de Avila,  Promotora de Justiça de Estrela, coordenadora do Projeto Corredor Ecológico do Vale do Taquari, a importancia da preservação das margens dos rios do vale e o cumprimento das leis ambientais; e, para encerrar o coordenador do Projeto Viva o Rio Taquari, Gilberto Soares, apresentou imagens, estatísticas feitas a parttir das ações em prol do rio, dentre elas coletas de toneladas de lixo do rio e  a preocupação maior é que está aumentando ano a ano.

Posted by Picasa

terça-feira, 17 de maio de 2011

Leituras indicadas para os Ecolíderes

1. Carta da Terra http://www.palavracoes.com.br/  link projetos;
2. Protocolo de Kyoto
Introdução 
O Protocolo de Kyoto é um instrumento internacional, ratificado em 15 de março de 1998, que visa reduzir as emissões de gases poluentes. Estes, são responsáveis pelo efeito estufa e o aquecimento global. O Protocolo de Kyoto entrou oficialmente em vigor no dia 16 de fevereiro de 2005, após ter sido discutido e negociado em 1997, na cidade de Kyoto (Japão).

Objetivos e Informações 
No documento, há um cronograma em que os países são obrigados a reduzir, em 5,2%, a emissão de gases poluentes, entre os anos de 2008 e 2012 (primeira fase do acordo). Os gases citados no acordo são: dióxido de carbono, gás metano, óxido nitroso, hidrocarbonetos fluorados, hidrocarbonetos perfluorados e hexafluoreto de enxofre. Estes últimos três são eliminados principalmente por indústrias.

A emissão destes poluentes deve ocorrer em vários setores econômicos e ambientais. Os países devem colaborar entre si para atingirem as metas. O protocolo sugere ações comuns como, por exemplo:

- aumento no uso de fontes de energias limpas (biocombustíveis, energia eólica, biomassa e solar);

- proteção de florestas e outras áreas verdes;

- otimização de sistemas de energia e transporte, visando o consumo racional;

- diminuição das emissões de metano, presentes em sistemas de depósito de lixo orgânico.
- definição de regras para a emissão dos créditos de carbono (certificados emitidos quando há a redução da emissão de gases poluentes).

Expectativas 
Os especialistas em clima e meio ambiente esperam que o sucesso do Protocolo de Kyoto possa diminuir a temperatura global entre 1,5 e 5,8º C até o final do século XXI. Desta forma, o ser humano poderá evitar as catástrofes climáticas de alta intensidade que estão previstas para o futuro.


sexta-feira, 6 de maio de 2011

SOMOS NATUREZA E FAZEMOS PARTE DE TUDO QUE EXISTE






Neste encontro o objetivo foi  nos integrarmos a natureza através de trilha ecológica  para estudos na natureza  e desenvolvimento de liderança, relacionando conceitos biológicos, geográficos, histórico-sociais e econômicos, além de promover desafios e tarefas em grupos. Sensibilizar os jovens a olhar  com mais cuidado o espaço mais próximo, para estimular um olhar amoroso com toda a natureza. O local escolhido para esta jornada de vivencia com a natureza foi a Lagoa da Harmonia, em Teutônia, com caminhada para o morro da antena e trilha ao redor da lagoa.